A linha pedagógica da nossa escola está fundamentada nos pilares do sócio interacionismo onde três aspectos básicos são as estruturas desta linha :
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Interação das idades;
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Afetividade;
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Linguagem;
Piaget, Vygotsky e Wallon tentaram mostrar que a capacidade de conhecer e aprender se constrói a partir das trocas entre o sujeito e o meio. Nesta linha vemos o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico. Todo aprendizado ocorre através do contato com seu corpo, com o ambiente, bem como a interação entre adultos e crianças. Desse modo as crianças vão desenvolvendo sua auto-estima, valores, moral, afetividade raciocínio, pensamento e linguagem.
Temos como preocupação de construir um currículo para Educação Infantil que considere as questões sociais, as características da faixa etária e a linguagem como processo e produto da cultura e do meio.
Nossa filosofia implica em resgatar concepções de mundo, construção de conhecimento e desenvolvimento infantil dentro de um olhar que considera a criança pequena como sujeito de direitos e como categoria social. Para isso procuramos fazer com que nosso trabalho contemple as diferentes áreas do incremento infantil de forma integrada, propiciando aprendizagens significativas tendo o professor como mediador fundamental dessa aprendizagem.
Para potencializar o desenvolvimento de uma criança é necessário que a criança se enxergue no outro. Nessa relação com diferentes faixas etárias junto com a mediação da profissional temos a Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, à distância entre o que a criança já consegue fazer sozinho e aquilo que ainda preciso ver e aprender com o outro, por tanto, è fundamental o convívio das crianças mais velhas e com as mais novas e vice e versa, potencializando e aprimorando o desenvolvimento de ambas.